quarta-feira, 21 de maio de 2008

Croácia quer comprar carne suína brasileira


A Croácia quer importar carne suína do Brasil. Durante almoço nesta terça-feira (20/5) com representantes do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia, na capital Zagreb, o ministro croata da Agricultura elogiou a pujança da agropecuária brasileira e disse que o porto de Rijeka, naquele país, deve ser a entrada dos produtos brasileiros no mercado europeu. A visita ao porto está agendada para a próxima sexta-feira (23/5).

Aumento no volume de negócios - Segundo o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), o comércio entre os dois países tem aumentado desde que o Senado Federal aprovou, em outubro de 2007, um acordo de cooperação técnica e veterinária entre o Governo brasileiro e o da República da Croácia. "Nossa vinda aqui é para reforçar estes laços políticos e econômicos", destaca o parlamentar. A Croácia, que tem grande potencial na prospecção de petróleo, também manifestou interesse em obter informações sobre a produção de biocombustíveis, principalmente derivados da cana-de-açúcar. Moacir Micheletto explicou que o Brasil cultiva cerca de 6,9 milhões de hectares de cana, mas dispõe ainda de muitas áreas agricultáveis, que podem ser incorporadas ao plantio de culturas alimentícias.

Viagem - O Grupo Parlamentar Brasil-Croácia está na República croata desde domingo, onde permanece até o próximo final de semana. A comitiva já esteve reunida com o presidente da Croácia, Stjepan Mesic, com representantes da Câmara de Comércio e do Parlamento croata e tem agendadas visitas a agroindústrias daquele país. Acompanha esta missão, representando o setor cooperativista o presidente da cooperativa C.Vale, Alfredo Lang.

Nenhum comentário: